segunda-feira, 4 de maio de 2009

Globalização perigosa


Escrito por Emerson Gonçalves

Mais de 150 pessoas já morreram no México até as últimas horas de ontem. Nos Estados Unidos, já são mais de 50 os casos diagnosticados com certeza, quase a metade em Nova York.

Ontem, a OMS - Organização Mundial de Saúde - disse ser impossível conter sua expansão e que há, de fato, o risco de uma pandemia.

Falo da Gripe Suína, um surto gripal provocado por uma cepa modificada do vírus da gripe. Basicamente, sua origem está em uma recombinação genética provocada pela presença simultânea em porcos dos vírus das gripes humana, suína e das aves. Por um acaso de combinações genéticas, nasceu essa cepa com alto poder de infecção e fácil transmissão entre humanos, da mesma forma que a gripe comum, por meio da saliva e secreções nasais.


Uma das primeiras e mais importantes medidas preventivas é evitar ao máximo os contatos entre as pessoas. Por isso, o governo mexicano proibiu aulas até o dia 6, assim como suspendeu atividades esportivas ligadas a escolas. Por enquanto a próxima rodada do campeonato mexicano em sua fase Clausura, está mantida, com as equipes e torcedores alertados para medidas de prevenção.


Esse vírus não é pouca coisa, brincando um pouco com o que não se deve brincar: sua possível ação pandêmica afetou as bolsas asiáticas, que fecharam em baixa, e as bolsas europeias que abriram também em baixa.

Hoje, tomar café em Nova York e jantar em São Paulo, ou almoçar no Rio e jantar em Londres, são coisas banais (desde que nosso caos aéreo permita, é claro). Os deslocamentos de pessoas e produtos atingiram um nível jamais sonhado pela humanidade, além, é claro, da velocidade com que isso se dá. Daí os riscos de pandemias terem crescido muito, felizmente amenizados pelo avanço do conhecimento científico.

As autoridades de saúde brasileiras acompanham, até essa madrugada de terça-feira, 11 casos suspeitos, em seis estados diferentes.

Estamos num momento em que gigantescas aglomerações de torcedores estão previstas para domingo, em muitas cidades diferentes, devido às finais de alguns estaduais. Não custa nada, portanto, que todo torcedor e profissional ligado ao esporte se informe sobre essa gripe e seus riscos.

Como dizia minha avó, cautela e caldo de galinha mal não fazem.

Lendo agora que o presidente Lula disse que o Brasil não será afetado por essa gripe, tudo que nos resta é intensificar ao máximo os cuidados preventivos.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page