segunda-feira, 20 de abril de 2009

os Anúncios do Centenário Colorado

A fórmula utilizada pelo clube foi a mesma da homenagem colorada ao Grêmio seis anos antes, ou seja, pode-se dizer que é era uma espécie de "resposta" ao texto colorado. O anúncio gremista, porém, "puxou" bem mais para o lado tricolor, principalmente ao citar nomes dos jogadores que passaram pela história do clube, algo que não aconteceu na homenagem colorado para o centenário gremista. Não sei da repercussão entre gremistas e colorados, mas ouvi do conselheiro Nestor Hein, durante um programa na web rádio Guaíba, que o anúncio foi irônico e deselegante. É bem verdade que a manifestação aconteceu após a derrota no GreNal, mas deixo o espaço aqui no blog para as opiniões dos leitores.

O anúncio colorado ocupou duas páginas inteiras nos jornais da cidade. O texto segue na mesma linha da campanha veiculada em TV, desenvolvida pela agência Nova Centro.
Por se tratar de um anúncio institucional, na minha opinião, acho que apenas não precisava o telefone para se associar. Isso, porém, não tira o bom gosto do anúncio. Como escrevi antes, é apenas uma questão de estilo pessoal.

Além dos anúncios da dupla GreNal, também foram veiculados outros relacionados à data. A Tramontina, por exemplo, seguiu uma linha "eletrocardiograma" para relembrar os vários momentos emocionantes ao longo da história do clube. A Federação Gaúcha de Futebol veiculou algo mais associado ao próprio nome do clube, que saiu do estado para conquistar o mundo. A Reebok utilizou a imagem de 3 jogadores patrocinados por ela na homenagem ao Internacional, Guiñazu, Magrão e Índio. Os três são importantíssimos atualmente no esquema tático do time, mas a história colorada está recheada de muitos outros "guerreiros", já que essa foi a linha adotada pela empresa. Mesmo a Coca-Cola, que não tem nenhum acordo comercial com o clube (nos dois estádios de Porto Alegre é a AMBEV que está presente), optou em homenagear o Internacional e usou uma parte do hino colorado no anúncio veiculado pela empresa. O Grupo RBS também preparou um anúncio alusivo à data e usou a paixão pelo clube como tema da homenagem.

De todos os anúncios que vi, o mais interessante (de novo, na minha humilde opinião) foi o veiculado pelo Clube dos Treze. Não há o nome da agência que elaborou a peça publicitária, mas ela foi muito feliz ao convocar todos os torcedores para um brinde. E segue na mesma linha dizendo que taça não ia faltar para a celebração, graças aos inúmeros títulos conquistados pelo Internacional ao longo dos 100 anos. A brincadeira das taças é frequente em rodas de amigos e totalmente apropriada para o mundo do futebol, motivo do acerto do anúncio veiculado pela entidade.

CAMPANHA CENTENÁRIO COLORADO:

FICHA TÉCNICA:

Criação online e offline: Fernanda Schossler, Fabiana Iglesias, Milena Gerhardt, Alexandre Pradier, Eduardo Pandolfo, Luciano Costa, JP Correa, Rafael Dallegrave, Victor Torres, Tiago Niederauer e Marcelo Firpo / Direção de criação: Marcelo Firpo / Atendimento: Amanda Peçanha e Alexandre Pradier / Produção: Ana Bühler Mídia: Gabriela Teixeira / Produção de vídeo: Zeppelin / Direção: Rogério Souza / Produção de áudio: Loop Reclame / Fotos: Estúdio Mutante / Tratamento: Meca / Aprovação: Presidente Vitorio Piffero, Vice-Presidente de marketing, Jorge Avancini, Vice-Presidente de Serviços Especializados, Roberto Teixeira Siegmann e Assessora Patrícia Nunes


Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page