quinta-feira, 23 de abril de 2009

Inter homenageia funcionários e planta árvores

O Internacional não para de comemorar. Além do próprio centenário, desde 2002 é pelo menos um título por ano.

Destaco neste post, porém, algo que também deve ser comemorado. A notícia saiu no site oficial do clube, mas não ganhou a devida repercussão, principalmente nos meios de comunicação. Trata-se da homenagem do clube aos colaboradores, ocorrida na última sexta-feira (17). Sem eles, o clube não existiria. Por maiores que sejam os esforços dos jogadores dentro de campo, sem o trabalho quase anônimo dos funcionários, boa parte dos títulos conquistados ao longo dos 100 anos de existência do clube não seriam obtidos.

A atividade-fim de um clube de futebol é exatamente o próprio futebol. É a razão da existência dos clubes, que se veem apoiados nas chamadas atividades-meio, ou seja, tudo aquilo que é feito para garantir o sucesso na área do futebol. O Patrimônio mantém os campos de jogo e de treinos sempre prontos para receber os jogadores. A área administrativa controla as receitas obtidas nas bilheterias e mensalidades dos associados, além de pagar fornecedores e os salários dos próprios colaboradores e jogadores. No departamento jurídico são elaborados todos os contratos do departamento de futebol e também aqueles que garantem boa parte das receitas provenientes da área de marketing, responsável também pelo fortalecimento da marca do clube e pela gestão com os torcedoroes e associados. É um grande sistema movido com foco no futebol, portanto, nada mais justo que sejam homenageados aqueles que ajudam a obter os resultados. O mais incrível disso tudo é que alguns clubes ainda não se deram conta de como funciona a roda que move o futebol.

Outro destaque na mesma notícia é o plantio de 300 árvores para neutralizar a emissão de CO2 do banquete oficial do clube, no dia 04 de abril. Como se sabe, foram mais de 3 mil pessoas no evento, além daquelas que trabalharam na festa. Todas elas exerceram de alguma maneira um impacto muito grande no meio-ambiente e nada melhor nesse momento do que compensar aquilo que foi consumido da natureza no dia da festa com o plantio das árvores. Muito material foi utilizado para decorar o Gigantinho, local da festa, além da energia consumida nos efeitos de luz e som do evento. Espero que depois seja divulgado o local onde elas serão estas árvores, pois além de mostrar como foi a prestação de contas junto à natureza, isso gera notícia e é sempre bem-vinda na sociedade - no caso do Internacional entre os seus próprios torcedores.

Aliás, isso não é uma prática exclusiva do futebol. As empresas já se deram conta que é preciso pensar nos recursos naturais utilizados na fabricação de produtos e na prestação de serviços e o plantio de árvores é uma das soluções encontradas para melhorar a qualidade de vida de todos no planeta. Claro que somente isso não basta. A "conta" a ser paga ainda é muito alta, graças à forma como a natureza foi tratada durante muito tempo. Principalmente as novas gerações carregarão um fardo muito grande por causa disso. É bom se preparar: a duração dos banhos vai diminuir, a água tratada deve ficar mais cara e até mesmo a volta das fraldas de pano está sendo considerada atualmente. De acordo com pesquisas, uma criança chega a utilizar em torno de 3600 fraldas descartáveis até o dia em que deixa de usá-las. Fraldas estas que, fora o conteúdo orgânico existente nelas, levarão cerca de 200 a 300 anos para serem consumidas totalmente pela natureza. Em outras palavras, vale o esforço de cada um nesse momento.

Como escrevi acima: a programação do centenário colorado foi intensa e gerou diversas notícias. Uma das mais significativas, na minha opinião, foi exatamente a que gerou este post e o clube fez muito bem em divulgá-la no site oficial.
ESCRITO POR Fernando Trein

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page