sábado, 13 de dezembro de 2008

Globo Esporte aborda marketing na Série B

Na edição desta quarta-feira (10) do Globo Esporte, o repórter Carlos Gil mostrou como o marketing vem ajudando os clubes que caíram para a Série B nas últimas edições do Campeonato Brasileiro. Segundo a reportagem, a queda à Segundona pode ter um lado positivo e nesse momento nada melhor do que usar os conceitos de marketing para estruturar o clube e estreitar o relacionamento com a torcida. Na matéria, os exemplos de Grêmio, Corínthians, Botafogo e Atlético-MG, que souberam transformar o limão em limonada

Em parte é verdade, mas muito melhor usar os mesmos conceitos nos momentos de glória e de conquistas, quando os torcedores estão dispostos a consumir tudo o que for oferecido a eles. Entendo que é uma maneira diferente de interpretar os fatos, principalmente porque ainda estamos sob o impacto da última rodada do Brasileirão, mas existe o risco de insucesso na Segundona e de não conseguir o retorno à Série A no ano seguinte, algo que pode comprometer significativamente o futuro de um clube, seja em termos de faturamento, do perfil de jogador que acaba jogando pelo clube e pela geração de novos torcedores a médio e longo prazo (afinal, nem mesmo as crianças aguentam as gozações em torno de um clube na Série B).

Além disso, vale lembrar o exemplo do Atlético-GO: o clube venceu a Série C e logo após a confirmação da vaga na Segundona em 2009, abriu uma faixa com os dizeres "Série C: até nunca mais", sinal de que o clube almeja conquistas maiores e que não é tão bom assim disputar as Séries B, C ou D, esta última estabelecida em 2009.

Nenhum comentário:

Blogger templates

Your email address:


Powered by FeedBlitz

Obrigado pela visita de todos vocês!

Locations of visitors to this page